terça-feira, 24 de maio de 2011

Como conservar maquiagens

Olá meninas!!!!!!!!!!!!!!!

Tenho ouvido muitas de vocês com dúvidas de como conservar as maquiagens, e resolvi fazer algumas pesquisas e mostrar o que achei. Anotem aí:

Onde e como guardar

Quem dá a dica é o maquiador mineiro Lázaro Lambertucci - "Uma das regras mais importantes diz respeito ao armazenamento. Os itens jamais devem ser guardados destampados e em locais úmidos ou muito quentes, como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos. Prefira guardar a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é um nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita o transporte. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem. Quanto ao cômodo da casa, o melhor local é o quarto", orienta. 

Nunca empreste


Raphaella Bahia,  maquiadora experiente, lembra dos malefícios do mau uso: "Alguns produtos apenas perdem a qualidade, sem causar danos. Mas outros podem causar alergia, e, dependendo da textura, estimular a oleosidade ou, o oposto, causar ressecamento".

A maquiadora Lígia Cabral,  recomenda não emprestar os produtos, principalmente os que são passados diretamente na face (sem uso de pincéis), como batom, gloss e corretivo em bastão. "Eles são de uso exclusivo e pessoal", sentencia.

Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

Validade


O maquiador reforça ainda que  não bastam os cuidados ao guardar, é fundamental prestar atenção nas datas de validade. "Além de não produzir o efeito esperado, o cosmético vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade", complementa.

Cuidados com os pincéis

Os pincéis devem receber atenção especial, pois são ferramentas importantes para uma boa maquiagem. Lázaro Lambertucci orienta lavá-los, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias. Importante não guardar os pincéis molhados e colocá-los na horizontal, sob uma toalha, após a lavagem. Evite o uso do secador para acelerar o processo. Se você acha essa rotina cansativa, opte pelos aplicadores descartáveis, que funcionam bem e custam pouco (menos de R$ 5 um kit com seis unidades dos de sombra).
Lambertucci dá uma informação interessante sobre a evolução dos cosméticos. "Da época dos faraós até os dias atuais, muitas coisas mudaram nos produtos utilizados para dar cor e beleza ao rosto. Carvão, henna, terra e outros recursos naturais eram utilizados pelos nossos antepassados da forma como são encontrados na natureza. Na atualidade, com a indústria cosmética cada vez mais sofisticada, muitos insumos naturais ainda fazem parte da composição dos produtos, mas em suas fórmulas são acrescentados outros agentes que potencializam durabilidade e função". Justamente por isso é preciso cuidado com a conservação.

Valeu meninas e até a próxima. Bjs

0 comentários:

Postar um comentário

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.