Reportagem: Camila Saipp
make para o carnaval 2013
No carnaval está permitido ousar e investir em bocas e olhos coloridos num mesmo look
Foto: Divulgação/ Danilo Borges 
festa mais esperada do ano pelos brasileiros está chegando. Fevereiro é mês de carnaval e como tudo nesta época, o make deve ser bem alegre e vibrante. O maquiador Valflan Brás, do Werner Rio Design Barra (RJ), dá a dica de ouro: “Aproveite o carnaval para usar aquela cor que você não usa no dia a dia”. O profissional ainda recomenda abusar das cores na boca e nos olhos e deixar a pele bem leve. “Não pegue pesado na base, pois você vai dançar a pular. Usedelineador e rímel coloridossombras com brilho e batons com glitter. Se quiser incrementar, aposte nos cílios postiços com penas ou coloridos, que dão um up no visual”.

E para ficar linda e produzida durante todas as - longas - horas de folia, sob forte calor e empolgação, Juniel Dias, makeup artist do Visage Coiffeur (RJ), ensina que a pele deve ser preparada antes de receber o make, pois isso tira o excesso de oleosidade e faz com que os produtos durem mais tempo: “Os três primeiros passos básicos são: limpar, tonificar e hidratar, de preferência com um produto oil free. Após os cuidados iniciais, aplique um primer (ou BB Cream) incolor para fixar a maquiagem e não deixar que ela escorra. Outro segredinho é usar sombra cremosa antes de aplicar a sombra em pó (da mesma cor) nas pálpebras. Isso faz com que a cor sobressaia mais e dure a folia toda, sem correr o risco de borrar”.

Quando questionado sobre o que é proibido durante esta temporada de folia, o expert não hesita: “No carnaval quase tudo é permitido, mas evite boca sem realce olhos não marcados”. Glitter aplicado diretamente nas pálpebras, base sem filtro solar e cola inadequada para firmar strass e cílios postiços também devem passar longe do seu ritual de beleza para a festa.

Make perfeito 

A maquiadora Gabriela Moura, do Werner Dias Ferreira, listou quatro dicas preciosas para ninguém sair do tom durante a folia:
 - Quem vai passar o carnaval em blocos ao ar livre deve ter cuidado para não exagerar no pó e na base durante o dia para a pele não ficar oleosa e toda a produção derreter.
- Leve na bolsa alguns lenços removedores de oleosidade que são uma ótima opção para manter a pele perfeita sem borrar a maquiagem.

- Cuidado na hora de aplicar os cílios, pois eles precisam ser colados rente às pálpebras e tenha atenção redobrada ao removê-los, lembre-se que é uma região muito sensível.

- Nos olhos brinque com cores que combinam entre si, como, por exemplo, lilás com azul, verde com amarelo, vermelho com laranja, etc."
 Espero que tenham gostado e até a próxima, beijocas!