segunda-feira, 13 de maio de 2013

TÔ DODÓI

Depois de muita dor de cabeça, dor no corpo, tosse, febre e a boca com um gosto horrível, fui ao hospital e lá não deu outra: estou com Pneumonia.

Mas o que é Pneumonia? Segundo o site Brasil Escola "a pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias (meu caso) são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.

Afeta pessoas de todas as idades, desde que estejam com baixa imunidade: é por tal motivo que é comum ouvirmos casos de pessoas que desenvolveram a pneumonia a partir de uma gripe.

Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferaram na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. No primeiro caso, gotículas de saliva e secreções contaminadas propiciam o contágio.

Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração curta e ofegante são alguns de seus sintomas. Em idosos, pode haver confusão mental. Não sendo tratada, acúmulo de líquidos nos pulmões e ulcerações nos brônquios podem surgir.

Para diagnóstico, ausculta dos pulmões e radiografias do tórax são essenciais. Exames de sangue e de catarro podem ser solicitadas, a fim de identificar o agente causador da doença e se buscar o tratamento mais adequado. Geralmente, antibióticos são receitados e, em alguns casos - como os de pacientes idosos, manifestação de febre alta e alterações clínicas - é necessária a internação. Uma dieta apropriada e o isolamento do indivíduo doente são medidas igualmente importantes: o primeiro visando à recuperação do sistema imune da pessoa comprometida; e o segundo a fim de evitar o contágio. Ficar em repouso é necessário.

Gripes que duram mais de uma semana e febre persistente devem ser motivo de atenção. Não fumar nem beber exageradamente, alimentar-se bem, ter bons hábitos de higiene, sempre fazer a manutenção dos ar-condicionados e evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura são medidas preventivas.

Vale lembrar que, para pneumonia, há vacina (a mesma indicada para meningite); e que esta e a vacina contra o vírus influenza são necessárias em caso de idosos, soropositivos, asplênicos, alcoólicos e demais pessoas com sistema imune debilitado."

Beijocas

11 comentários:

  1. Poxa :((((( nossa te desejo melhoras e mt saúde! Q Deus te abençõe. Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Melhoras pra vc, Verônica! Eu já tive e sei bem como é...fique bem!
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Ve querida, te desejo melhoras, viu?
    Se cuide e volte logo, com a corda toda!!!
    Fique com Deus!
    Beijos
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Verô

    Que coisa, mais triste.. Se recupere logo e descanse bastante!! Não gosto de ver ninguém dodói, principalmente, pessoas tão alto astrais, como vc.
    Melhoras, querida.

    Mil bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa! QUando eu era crianca tinha 2 pneumos por ano! Coitados dos meus pais! Hoje não tenho mais, mas desejo melhoras pra vc! E repouso e se alimentar bem faz total diferenca! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tem novo post no blog, dps espia lá!
    bjoka

    ResponderExcluir
  7. Olá vera,
    Melhoras para tih!Descanse e se cuide querida!
    Quando fizer o pap te aviso!
    Xeroo

    ResponderExcluir
  8. Vê, melhoras!
    Pneumonia é ruim por demais!
    Repouso, medicamentos... vai lá! Se cuida que rapidinho você estará boa!!
    xD

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Ô mô Deus!!! E quem está cuidando dessa menina linda, hein?
    Espero que vc esteja recebendo todo o carinho e assistência que merece... isso quer dizer: TOTAL!!! =)

    Beijocas e melhoras!

    ResponderExcluir

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.