quarta-feira, 5 de junho de 2013

UMA NOVATA ENTRE FRALDAS E CHUPETAS

Alegria, emoção e um pouco de insegurança. Ser mãe de primeira viagem não é fácil, mas é extremamente prazeroso e recompensador.

CRESCENDO SEM NEUROSES: Às vezes, a felicidade de se ter um filho surge misturada à insegurança de não conseguir criá-lo da melhor maneira possível. Como ser uma boa mãe? Em primeiro lugar, relaxe e curta cada fase: a gravidez, os preparativos, as roupinhas, o parto, os primeiros cuidados. Deve-se criar um filho sem neuroses, sem medo de errar, sem essa preocupação alucinante de dar a ele(a) a melhor educação possível, a melhor roupa possível, o melhor ambiente possível. O possível soa sempre como algo que está acima dos limites do ser humano comum. Como somos apenas seres normais, deixemos o impossível de lado e nos dediquemos a educar nossos filhos com o bom senso. Não se preocupe, ele chega. Aprendemos a ser pais à medida exata que ensinamos nossos filhos a descobrir o mundo.

DICAS: 
1. A futura mamãe deve se certificar de todos os cuidados para garantir a saúde dela e do bebê. É importante lembrar que a melhor maneira de prevenir qualquer problema de saúde é iniciar o pré-natal logo na descoberta da gravidez. Afinal, todo cuidado é sempre positivo. Ao iniciar o pré-natal, o obstetra pedira uma série de exames para garantir que a gestação aconteça de forma segura.

2. Durante a gravidez, é comum que a mulher sinta dores nas costas. A sugestão é utilizar colchões de densidade mais firme, adotar a postura correta ao sentar e fazer alongamentos.

3. Com o nascimento da criança, a mãe deve priorizar o aleitamento materno. Ele é fundamental para o bem-estar do neném. E em meio a todos esses cuidados, muita ansiedade e dúvidas surgem sobre como cuidar do bebê que está a caminho.

DÚVIDAS TIRADAS DA GINECOLOGISTA:
1. Existe alguma maneira de driblar os enjoos? A alimentação é muito importante neste processo. A mulher não deve ficar muito tempo sem comer ou fazer refeições exageradas. As comidas condimentadas e gordurosas devem ser evitadas e a mãe precisa ser orientada pelo médico quanto ao uso de medicamentos para enjoos;
2. Existe restrição à atividade sexual? Não existe restrição nenhuma para a relação sexual, desde que a gestante não apresente nenhum risco de aborto;
3. A grávida pode ter esforços físicos? Pode, depois do terceiro mês, sempre orientada por um especialista. A gravidez não impede que ela trabalhe normalmente, que vá à praia, que dance. O limite quem vai dar é a mulher;
4. O que fazer para evitar estrias nas pernas e na região do abdômen? O que a gestante deve fazer é hidratar-se sempre. Ela deve utilizar cremes específicos para cada região, sempre orientada pelo médico. Outro ponto importante é evitar o aumento de peso exagerado e ingerir muito líquido;
5. E as manchas na pele? Elas são ocasionadas pelo aumento da pigmentação de melanina. É importante o uso do protetor solar sempre que ela estiver em exposição ao sol.

Espero que tenham gostado e até a próxima, beijocas

1 comentários:

  1. Adorei as dicas, ja da para ir guardando quando tiver o meu.
    Adorei o post, Vê!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.