sexta-feira, 26 de abril de 2013

O PODER DAS FRUTAS VERMELHAS

Usadas desde a antiguidade por terem importantes propriedades terapêuticas, as frutas vermelhas, também conhecidas como berries, estão presentes em cardápios, mais por seus sabores e aromas do que por seus consideráveis valores nutricionais. Se você é uma apreciadora dessas frutas, ficará surpresa ao conhecer os benefícios delas para o organismo.

Framboesa, amora, mirtilo, cranberry, goji, açaí, morango, cereja, uva escura, romã, ameixa, caqui e jabuticaba estão entre as berries mais conhecidas. Com cores que vão do vermelho ao arroxeado, essas frutinhas são consideradas fontes de compostos fenólicos, potentes antioxidantes capazes de neutralizar a ação dos radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos ao organismo).

Açaí

Framboesas
Ameixas
Amoras
Caqui
Cranberry
Goji
Jabuticaba
Mirtilo
Morango
Romã
A antocianina é o principal flavonoide dessas frutas. Ela previne e controla a hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

A prevenção contra o câncer também está entre os benefícios das frutas vermelhas. A presença do ácido elágico faz com que elas desempenhem ação antimutagênica, inibindo o aparecimento de tumores cancerígenos e induzindo as células cancerígenas ao processo de autodestruição.

Além de contribuir para uma pele bonita e saudável, as berries contêm vitamina C, outro importante antioxidante, que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele por atuar na síntese de colágeno. Enquanto a luteína, um carotenoide, ajuda a manter uma boa visão e protege os olhos contra doenças, como degeneração macular e catarata.

Dentre as fibras contidas nas frutas vermelhas, destaca-se a pectina, responsável pelo bom funcionamento do intestino e pela redução do apetite. Já a fisetina, flavonoide presente nessas frutinhas, estimula a área do cérebro de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Somado a todos esses benefícios, as berries ainda podem ajudar no emagrecimento. Isso porque têm baixo valor calórico, possuem nutrientes com ação anti-inflamatória e são ricas em fibras, causando a sensação de saciedade.
Fonte: Bruna Murta (nutricionista)

Espero que tenham gostado e até a próxima, beijocas

4 comentários:

  1. Huum esse post me deu água na boca, e as frutinhas ainda fazem bem para gente, né?
    Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa adoroooooooo... morango principalmente. Adoreei o post
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei a postagem amiga!!
    Parabéns!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia... além de todas essas propriedades , as frutas ainda são pra lá de deliciosas!
    Morango, açaí, amora... hum!
    #queroagora

    Beijinhos Vê!

    ResponderExcluir

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.