sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LI POR AÍ

Gente, vocês sabem que quase tudo que leio e acho interessante, venho aqui e conto tudo pra vocês, não é? Bem, não poderia ser diferente com essa reportagem que li lá na Na Necessaire. Espero que vocês gostem.

"Tire suas dúvidas sobre sombras
Por Carolina Mouta / Yahoo! Contributor Network - qua, 21 de ago de 2013 11:32 BRT
As especialistas garantem que sombras de cor neutra, em tons de marrom e bege e sombra preta estão sempre em alta.
Um olhar vale por mil palavras. Pelo menos é isso que dizem por aí. E se é um olhar bem maquiado, então... Tudo bem: existem diversos segredinhos para fazer uma make na medida e bem bonita. E, nos olhos, a grande vedete é a sombra. Por mais que venha acompanhada por delineador, rímel e outros produtos, é ela que, literalmente, dá o tom. A questão é que nem todo mundo sabe usá-a corretamente.

As maquiadoras Raphaella Bahia, do Studio Longevitá e Angélica Teixeira, do Werner Coiffeur/Dias Ferreira, ambos no Rio de Janeiro, são categóricas em afirmar que um look muito carregado ou uma combinação errada de cores pode fazer com que só a sombra derrube toda a make. Por isso, cuidado! Nada de sair de casa com pouco rosto na maquiagem! No caso das sombras, o ideal é que elas cheguem até a linha dos olhos, sendo esfumadas sempre de fora para o meio. Angélica avisa, ainda, que a maquiagem muito marcada e com muito brilho é considerada over atualmente. Então, você deve estar se perguntando: quais os tons de sombra que não devem faltar na bolsinha de maquiagem e que combinam com qualquer pessoa, horário e lugar? As especialistas garantem que sombras de cor neutra, em tons de marrom e bege e sombra preta estão sempre em alta e podem fazer milagres em um look.

Preparada para tirar outras dúvidas? Vamos ao que interessa!

Qual é a diferença entre sombra em pó, compacta, líquida e em creme? Qual é a melhor? As especialistas explicam que a sombra em pó possui fórmula leve, proporciona uma aplicação ultra suave com um acabamento natural. "Na hora de aplicar deve se tomar cuidado para que o pó não caia no olho e cause irritação. Uma dica é diluir em água, assim, fica mais fácil de aplicar", ensina Raphaella. Para a maquiadora, a sombra compacta possui outras características: ótima fixação, não borra com tanta facilidade, tem textura micronizada e acabamento mais aveludado. Já a sombra cremosa tem secagem rápida e desliza facilmente sobre a pálpebra. "Pode ser aplicada com pincel ou com a ponta dos dedos. Derrete facilmente e tende a acumular na dobra da pálpebra", adverte Angélica. Entre os tipos, a sombra líquida não é indicada para os olhos muito fundos, pois acaba se depositando entre as pálpebras. "Para ter um efeito transparente deve-se utilizar um pincel molhado. A maioria das sombras líquidas é à prova d´água. Para aplicar use a ponta dos dedos e espalhe com leves batidinhas", explica. Para as consultoras, a sombra mais usada é a em pó. No entanto, a que surte um efeito mais bonito e uniforme é a compacta.
A sombra deve combinar com a roupa? Raphaella Bahia observa que as cores usadas na maquiagem, como um todo, devem ser harmônicas. Já Angélica Teixeira diz que a regra é clara: nada de combinar sombra com a cor da roupa. Então, vamos juntar tudo: ter um look harmônico não quer dizer que você vai repetir no olhar a tonalidade do vestido. Pode ficar pesado e feio, concorda?

Sobre a maquiagem para o dia: pode-se usar sombra cintilante ou devemos optar sempre pelas opacas? Como usar colorido, verde, laranja, violeta, vermelho, sem ficar exagerado? Hoje em dia, pode tudo sem exageros. Essa é a opinião de Raphaella. "A dica é tentar combinar cores fortes com as neutras", sugere. Sem ideia de como fazer? Angélica te ensina: "Combine as sobras mais fortes com batons discretos e, com isso, você equilibra a make". No entanto, a maquiadora prefere deixar os brilhos para as baladas. "Use as sombras cintilantes, de preferência, à noite ou em uma festa", aconselha.
Sombras adesivas funcionam bem? Elas não são iguais à maquiagem. Mas podem funcionar, na opinião das especialistas. "O make é ideal para quem se atrapalha na hora de combinar as cores e esfumar", avalia Angélica.

Como fazer sombras pouco pigmentadas durarem mais? Raphaella aconselha usar o primer antes de começar a maquiar a pele. "Isso ajuda a manter a maquiagem", diz. Outra dica é usar água. Isso mesmo! "Para conseguir um tom mais forte para a maquiagem, experimente adicionar um pouco de água aos seus produtos. Basta mergulhar o pincel na água, passar na maquiagem e, pronto: é só aplicar", ensina Angélica.
Qual é o truque para que a sombra não se acumule em alguns lugares? Para evitar que a sombra cremosa se acumule na dobra da pálpebra, de acordo com Angélica Teixeira, o truque é simples: use pouca quantidade de sombra e de boa qualidade. "Lembre que as sombras em pó ou compacta, são as mais indicadas", analisa. Já Raphaella diz que, para um efeito transparente, de novo a água é uma aliada. "Utilize um pincel molhado".

Os pincéis fazem a diferença na hora da aplicação? Quais são os mais usados? A resposta é sim. Cada pincel deve ser usado de acordo com a sua função. Raphaella lembra que de espuma são ótimos para aplicar sombras com glitter, mas não pára por aí. "O chanfrado é ótimo para delinear; o de cerdas fofinhas e formato oval para esfumar e cerdas achatadas para passar a primeira camada de sombra", ensina Angélica.
Qual é o segredo para esfumar o olhar sem errar? Para Angélica, o pincel dá uma contribuição para lá de generosa. "Use um pincel de boa qualidade e esfume bem", diz. Raphaella lembra que para a maquiagem de olhos esfumados clássica são usadas as tonalidades em preto e cinza, mas é possível encontrá-la nas variações marrom, roxo, verde e azul. "O rímel marrom e roxo faz com que os olhos pareçam mais jovens visualmente. E mais: se o olho estiver carregado, a boca deve ser mais leve. Escolha um batom ou gloss com cores próximas do natural como bege carne, pêssego ou nude", ensina.

Quais as cores que devem ser usadas em medo pelas mulheres de pele negra? As especialistas ressaltam que a maquiagem para peles negras seguem alguns critérios, pois elas possuem vários tons de pele. Raphaella explica que elas podem ser negras douradas, bem comuns no Brasil, negras acinzentadas, que são aquelas que têm o brilho mais para o branco, além das negras rosadas e negras azuladas, que são mais típicas na África, pois se trata de um tom de pele bem escuro e, ao olhar, é possível observar uma tonalidade fria. "Para as peles negras amareladas, isto é, com um tom dourado de pele, os tons de blush mais indicados são os dourados, acobreados e com brilho ouro. Em negras rosadas, opte os tons de pêssego e rosáceo. Se a pessoa tem o tom de pele frio (azulado e acinzentado, por exemplo), deve evitar blush dourado ou de cores quentes, como o alaranjado. A maquiagem não deve ficar com tom frio e apenas um pedaço da bochecha com tom quente, pois isso não a deixaria natural", considera. Angélica aponta, ainda, que o segredo do make para mulheres negras está na escolha correta dos tons dos produtos. "Iluminadores dourados, que ficam mais discretos e sombras intensas são as escolhas mais adequadas. Para que o blush aparreça, escola cores intensas, como o vermelho e o vinho. Entre os tons proibidos estão os perolados e prateados, pois podem dar um efeito "fake", ensina a maquiadora.
Quando usar sombra preta? E a branca? Sombras pretas e brancas são sempre permitidas. Perfeita para qualquer ocasião, a sombra preta é um clássico na maquiagem e nunca sai de moda. "Realça os olhos e é bem vinda para a mulher moderna e com personalidade. O segredo para inovar e compor looks diferentes é a combinação do famoso preto esfumado com alguma cor", observa Angélica. Já a sombra branca pode ser considerada um verdadeiro coringa na hora de montar a produção. "Ela conserta erros, arruma imperfeições, além de iluminar pontos nos olhos. Para levantar o olhar experimente usar a sombra branca embaixo da sobrancelha. Agora, se a sua intenção é abrir os olhos, use cores mais claras no canto interno", finaliza a maquiadora.

Quantas informações, não? Algumas eu já conhecia, mas outras adorei saber. Espero que tenham gostado e até a próxima, beijocas

3 comentários:

  1. Oi, Tomatinha!

    Sempre tem algumas coisas que a gente não sabe, né? Gostei do post pq me tirou algumas dúvidas. ^^

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Vê!!
    Gostei da matéria!!
    Cheia de dicas úteis e que fazem a diferença, né?!
    ")

    Beijinhos, tenha um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Muito informativo e cheio de dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.