quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma breve história dos esmaltes

Olá galera!!!!!!!!


Atendendo a pedidos kkkkkk, vou falar um pouco da história dos esmaltes. Quem pensa que os esmaltes foram feitos na modernidade está redondamente enganado, pois há relatos que o danado já fazia parte do cotidiano da realeza do Antigo Egito (realeza sim porque para os plebeus era muitíssimo caro).  Segundo Rainer Sousa, jornalista, já por volta de 3.500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi. Há relatos de que algumas mulheres usavam sangue de animais para pintar as unhas (eca!!!!!!).


Ainda de acordo com Sousa, o mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.

Somente em meados de 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.

Hoje em dia existem esmaltes de várias marcas, cores, texturas, enfim, tudo o que a mulherada precisa para ter as unhas e mãos lindas e maravilhosas.

Espero que tenham gostado e até a próxima. Bjs


0 comentários:

Postar um comentário

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.