quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MAQUIAGEM ECOLOGICAMENTE CORRETA

Olá pessoal,

O mercado de beleza está preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Os cosméticos chamados de "verdes" (que têm origem natural, orgânica ou mineral)  já caíram de cabeça nas graças e garras de muitas mulheres pelo mundo afora. Diversas marcas internacionais, hoje, possuem linhas exclusivas com compostos naturais que ajudam a preservar o meio ambiente. E, logicamente, aqui no Brasil não ia ser diferente. 

Segundo dermatologistas esses cosméticos possuem ingredientes naturais como extratos vegetais, óleos essenciais, substâncias minerais com mínima adição de produtos químicos principalmente sulfatos e parabenos derivados de petróleo. Fazendo assim com que sejam menos agressivos à pele e ainda respeitem a natureza. Esses cosméticos e maquiagens naturais, orgânicos, minerais ainda diminuem os riscos de reações alérgicas ou irritações na pele.
Empresas de cosméticos já aderiram ao "verde da make up". Porém, muito mais do que uma simples sacada de marketing para aumentar as vendas, esses produtos fazem realmente a diferença para nossa pele e para o planeta, já que usam matérias-primas naturais e não fazem testes em animais, o que os classifica como produtos sustentáveis.

Vamos identificá-los
Segundo especialistas o conservante é a maior diferença entre um cosmético natural e um normal (sintético). Os normais usam conservantes químicos (possivelmente perigosos). Por exemplo, o triclosano e parabeno, são associados ao câncer e a distúrbios do sistema endócrino. Outros produtos, como esmalte e spray para o cabelo, contêm ftalatos, substâncias que podem interferir com os processos endócrinos e potencialmente os sistemas reprodutivos. Já os produtos verdadeiramente naturais ou orgânicos não devem conter nenhum desses ingredientes.

É possível também identificar um cosmético "verde" pela embalagem (possuem uma certificação específica).  Significando que eles têm, em regra, uma vida útil menor que os produtos convencionais, já que não possuem conservantes. O que isso significa???? Demonstra que os cosméticos naturais são bem mais saudáveis, já que eles não contêm ingredientes sintéticos que podem ou não interromper os processos naturais do corpo.

Também segundo especialistas as maquiagens 100% minerais se encaixam, também, nessa lista de produtos verdes porque usam somente ingredientes de origem mineral, sem nenhum tipo de tratamento. Sabe-se que a maquiagem mineral é livre de ativos alergênicos e que não causa irritação na pele. Os minerais usados nos cosméticos são os mesmos da água termal, tais como zinco, cobre, silício, manganês e ferro, ingredientes que atuam na nutrição da pele. Já as maquiagens vegetais possuem, em alguns casos, além de minerais, ativos vegetais como o extrato de cupuaçu, rico em vitamina C e poderoso antioxidante, as vitaminas do complexo B, que nutrem a pele, e o silício, que estimula a formação de colágeno.



Espero que tenham gostado e até a próxima.


 


5 comentários:

  1. Oi Veronica!!! Adorei o post! É fundamental esse tipo de preocupação com o meio ambiente, pena que são poucas as indústrias que levam isso realmente á serio! Beijos!!!! Màrcia http://coisabasicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, é bom as indústrias se preocuparem com o meio ambiente.
    Flor,está tendo SORTEIO lá no blog, aguardo vc bjss
    http://glamouremestilobyrosaolin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana essa idéia de preocupação com o meio ambiente! Pouco se vê isso hoje em dia né!

    Super beijo Vê ;**

    www.blogemvoga.com

    ResponderExcluir
  4. Ei flor!
    Acho que isso deve ser fundamental na hora de escolher um produto.. Pois, empresas que se preocupam com o meio ambiente indiretamente preocupam-se com os consumidores não é mesmo?!
    O blog tá show.. como sempre!
    Bjos
    1001 Cosmeticos

    ResponderExcluir
  5. Flor sempre pensei nisso e quem cuidaria de nossa pele e cabelos...aff
    Adoro teu Blog,mais pouco comento né caco de companheira de blog kkkkk
    Sab que torço mto por vc,lugarzinho em meu S2
    bjs sucesso

    ResponderExcluir

Olááá!!!! Fico muito feliz por seu comentário. Deixe o link do teu blog que irei dá uma visitinha por lá. Obrigada e um grande beijo.